Espanhol brasileiro

5

| In : , , ,

Como se não bastasse a falta de informação sobre o Brasil, ainda tem alguém mundo afora reforçando que o idioma falado no país é o Espanhol.

Outro dia foi o personagem da atriz Penolope Cruz num filme pra lá de bobo. Uma brasileira. Sim, claro! Apenas um exemplo entre tantas outras produções americanas por aí que eu já assisti do lado de cá, em que algum ator ou atriz hispânica representa um brasileiro sem sequer falar Português!

Mas o pior mesmo foi ontem. Animadamente, o senhor meu marido me chama para assistir o que ele pensava ser um filme brasileiro na HBO. Descobri hoje fuçando na web que Alice foi uma série produzida pela HBO Brasil, mas não achei o link para a página da produção.

O fato é que assistimos ao "filme" todo em Espanhol. A história brasileira, se passa no Brasil, com personagens brasileiros, atores e atrizes brasileiros, e eu tive de ler as legendas em Inglês e escutar os diálogos em Espanhol.

Comments (5)

Aff sem comentários!

aqui no Brasil é em português!

Olá Paula,

Sei bem o que sentiu. Ignorância é o problema mais grave da humanidade. E não é fácil ultrapassar esse problema. Cada vez há mais gente ignorante por aí. Gente que não tem ideia do que é a língua portuguesa, nem sequer consegue perceber que o Brasil é do tamanho da Europa. Isso mesmo, a Europa cabia toda nesse território desde Roraima ao Rio Grande do Sul.
Reconheço que a língua espanhola — ou castelhana, para ser mais preciso — é um dos idiomas mais falados do mundo, mas o português é também uma língua importantíssima. Graças ao Brasil, com a sua população — cerca de 193 milhões de almas, segundo dados de 2008 — que faz deste o quinto país mais populoso do mundo, a língua portuguesa atingiu uma dimensão muito respeitável, mas há ainda outro dado a reter, bastante importante: a área de influência do português está longe de esgotar-se entre Portugal e o Brasil, a Europa e a América do Sul. Só em África, são cinco os países de língua oficial portuguesa, a que se juntam ainda Timor Leste, no extremo sul da Ásia, o antigo enclave de Macau, na China, e algumas regiões da Índia, que foram colónias portuguesas. E ao contrário do espanhol, o português influenciou determinantemente inúmeras línguas asiáticas, inclusive nas Filipinas, que foram colónia espanhola durante alguns séculos (e que em 40 anosa os norte-americanos puseram a falar inglês, simplesmente porque abriram escolas e obrigaram a população a frequentá-las...). Mas como já percebi que está nos USA, não deve estranhar a ignorância, pois esse será, seguramente, um dos países mais ignorantes do mundo. embora, sem ofensa, também não falte no Brasil quem não tenha sequer a noção do que é Portugal e da origem desta língua. Há uns tempos, no interior de Santa Catarina, perguntaram-me, numa fazenda, há quanto tempo estava viajando por ali. E perante a minha resposta, confessaram-me, espantados, que era "incrível como em tão pouco tempo já fala tão bem o português!"

Beijo,

Alexandre Correia

kkkkk.... essa é boa!

http://www.alice-hbo.tv/default.aspx