O Brasil que vejo por aqui

7

Hoje o jornal New York Times trás uma reportagem sobre o Brasil. O caso da menina de nove anos, o abuso sexual e o aborto. Uma sociedade que não quer enxergar, uma cultura ainda machista. A reportagem fala do Brasil.

Aliás, a semana aqui nos Estados Unidos foi do Brasil. Pelo menos pra mim.

A HBO exibiu o documentário "Eles mataram a irmã Dorothy". Eu ainda não havia assistido e fiquei muito perturbada com o comportamento dos advogados de defesa. Quanto cinismo. O filme mostra o mesmo Brasil que a matéria de hoje do NYT.

Um povo esquecido, negligenciado pelo Estado. Um governo inoperante, uma polícia corrupta, a podre política e uma justiça que não funciona. Esse ainda é o retrato do Brasil do lado de cá.

Além disso, os comprimidos de açaí não emagrecem coisa nenhuma. Lembra que publiquei aqui um post sobre isso? Amplamente divulgada, a pílula da "brazilian berry" deveria ajudar a perder peso. Na TV, o noticiário da noite trouxe uma reportagem negando os efeitos. Sério?

Quem é responsável por isso? O fato é que o Brasil é que fica com a ficha suja. É a "brazilian berry" que não funciona. A imagem do país mais uma vez arranhada. Com tanta publicidade negativa o Brasil nem precisa de inimigos.

Para completar, o presidente Lula diz que a crise econômica é culpa de brancos de olhos azuis. A declaração virou pauta de discussão entre comentaristas políticos nos telejornais e em programas de entrevistas. Se o objetivo era chamar a atenção. Conseguiu. O debate é válido. Mas a frase foi, no mínimo, infeliz.

Comments (7)

Se o brasil tivesse esse retrato só por aí tava bom o problema é que é assim em qualquer país que chegamos viu que é brasileiro já olham diferente.TRISTEZA!!!!!!!!Lula é um CHAVEZ!!

Gente, eu achei uóóó essa declaração do Lula! Enquanto assistia isso no JN, fioava olhando pra baixo, com vergonha mesmo, sabe?
Em relação ao aborto, acho que até já tinha escrito algo em alguns dos comentários que deixei em algum post aí atrás! rs rs
Achei o fim da picada o lance da Igreja... outra coisinha uóóó
Um dia desses recebi um email que fala de um monte de coisa legal sobre o Brasil, escrito por uma holandesa. Depois me passa seu email que te encaminho! Beijos, querida!

Bel, uso o paulambh@cox.net e o paulamennabarreto@hotmail para o MSN, me adiciona aí!! beijos

ahh... depois me repassa o e-mail da holandesa!!! no mínimo interessante...

acho q o brasil, como qualquer outro país, tem seus defeitos... mas o problema é que parece q a gente gosta de enaltecer esses defeitos ao invés de tentar escondê-los como os outros países fazem... pra nao pagar mico!
hauihauihauihauia....

enfim... acontece!


beijos

Mandei e te adicionei! bjs

Cara Paula, tudo bem?
Desde o 1º mandato percebi que o Lula reunia todas as condições de ser o maior e melhor líder mundial.
Tenho como comprovar.
Continuo acreditando, apesar de muita hesitação do Governo e da falta de, digamos, autoridade ética do PT para cobrar por mudanças mais para a esquerda.
Não faço uma leitura de que Mr. Obama tenha acrescido, e ou inventado quando disse que Lula era o Líder mundial, o Cara.
Lula é o cara!
Agora, quanto ao Mr. Obama, “he isn't man”, e já está mais do que na hora de debitarmos em sua conta as mortes e vítimas de sangue no Iraque para onde enviará 1500 soldados/jovens para a morte ou para matar, e pior, com a intensificação e aumento dos ataques ao Afeganistão.
Mr. Obama não tem sido o cara, a mudança, pois não denuncia sua estreita amizade e a sociedade de seu país com Israel, que tem matado como nunca.
Lula é o cara e o Líder enquanto Mr. Obama ainda é um Imperador e é uma incógnita.
Você não escreve da Califpornia, certamente...
Como você se sente falando tal mal do Brasil esquecendo-se que os EUA ostentam 5 milhões de desempregado e que um sutado matou quase vinte pessoas e feriu outras tantas "por estar sem emprego?".
EUA, hein?!
Saudações,
Fernando, O Claro

Olá Fernando, obrigada pela visita. Volte sempre! Moro no Arizona, estado do Grand Canyon. Sou eleitora do presidente Lula. Fico muito orgulhosa das conquistas brasileiras, o Brasil é o meu país! E é por isso mesmo que me aborrece quando vejo a imagem ruim que o Brasil ainda tem aqui nos EUA e mundo afora. Sei da posição do Brasil de hoje, é muito boa em vários aspectos e o país vem ganhando respeito cada vez mais. Mas, o que escrevi foi sobre o lugar comum, o que sai no noticiário do dia-a-dia. De maneira nenhuma comparo os dois países ou os dois presidentes. Tem muita coisa diferente, Fernando. O Brasil é maravilhoso e tem muitos problemas. Os EUA também tem seu lado positivo e negativo. Eu não estou falando mal do Brasil. O que poderia se assim decidisse, porque tem muita coisa que discordo e acredito que merece a discussão. Neste caso, apenas relatei o que vi e o que li aqui. Foi só isso. E o fiz exatamente porque me incomoda. Quero ler e ver o noticiário com reportagens retratando um Brasil justo, de oportunidades e crescimento. O que é raro! A situação de recessão que enfrenta os EUA é muito ruim. De fato são milhares de desempregados. E é horrível que pessoas não tenham condições de sustentar suas famílias, aqui, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. É mesmo uma loucura quando um cidadão tira a vida de outro, como o caso do vietnamita no centro de imigração. Fico horrorizada sempre com assassinatos, a guerra do tráfico no Rio, no México, Iraque e por aí vai. Ainda sonho com um mundo em paz. Até a próxima!!