Do lado de cá não há vice-prefeito, vice-governador, suplente de deputado federal ou de senador. O mesmo vale para o parlamento municipal. Na falta desses cidadãos, ao assumir um cargo na administração federal ou estadual, um político eleito deixa o cargo vago à disposição do estado por onde se elegeu. Lembrando que cada estado tem a sua própria constituição, portanto, com leis diferenciadas.
No caso aqui do Arizona, por exemplo, se a governadora democrata Janet Napolitano de fato assumir cargo no governo Obama, sua vaga será preenchida pela republicana Jan Brewer, secretária de Estado. Especula-se que Napolitano deverá ocupar cargo de secretária do Departamento de Segurança - se é que é essa mesma a tradução mais adequada - uma espécie de órgão federal responsável por áreas como a polêmica imigração e proteção das fronteiras.
Já a vaga deixada por Barack Obama no Senado americano está a cargo do governador Rod Blagojevich, democrata de Illiniois. Cabe a ele nomear novo senador para ocupar o assento do estado até o final do que seria o mandato de Obama, em 2011.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Oi Paula! qdo vc virá a SP beber com a gente? Saudades!
Claudio
Oi Paula! qdo vc virá a SP beber com a gente? Saudades!
Claudio
Oi Paula,
Achei seu blog. Bacana. Notícias from the USA. Um beijo grande. Eu sigo tentando agitar algumas coisas. Passa no www.publico.org.br e também no www.gambiarra.org.br (em breve).
Beijos