Enquanto isso no Arizona

0

O senador republicano, John McCain aparece com 40% e tem 10 pontos a mais que o senador Barack Obama, com 30% das intenções de voto dos eleitores do estado, segundo pesquisa divulgada hoje.

O Arizona é conhecido como um estado republicano, conservador e se comporta como tal há muitos anos. Mas a novidade dessa pesquisa é a quantidade de eleitores indecisos e dos que se dizem independentes, nem republicanos, nem democratas.

A menos de três meses das eleições, 28% dos eleitores consultados ainda se dizem indecisos. Além disso, a pesquisa mostra que houve um amento de 46% de eleitores registrados como independentes.

De acordo com reportagem do jornal Arizona Republic, Bruce Merril, analista político e pesquisador da Universidade do Arizona, a previsão é que em cinco anos o estado tenha mais independentes que democratas ou republicanos. Mudando assim a geopolítica local.

Não tenho certeza, mas acho positiva a mudança. Ainda conheço muito pouco sobre a política americana e a do estado onde vivo, mas tendo a acreditar que enquanto é verdadeira a afirmação que os muitos partidos do Brasil atrapalham a reforma política e empacam o desenvolvimento do país, ter somente dois partidos também impede avanços.

A pesquisa, conduzida pela escola de jornalismo e comunicação de massa, Walter Cronkite, da Universidade do Arizona, e o canal KAET, afiliado da PBS, tem margem de erro de 4.9%. E aponta a longa disputa nas primárias do partido democrata, como um dos grandes motivos pelo percentual elevado de indecisos.

Comments (0)