A doação de campanha

0


Me candidatei a voluntária e já até doei dinheiro para a campanha do senador Barack Obama (D-Illinois), candidato à presidência dos Estados Unidos. Eu nunca havia feito doações para campanhas políticas antes. Curioso.


Tenho acompanhado com muito interesse a campanha americana. Antes, na disputa democrata, achava que a senadora Hillary Clinton (D-New York) seria a melhor opção, vim do Brasil com essa idéia. Alguns meses depois, observando o noticiário dia após dia e lendo substancialmente mais sobre os candidatos, não tive dúvidas e mudei o meu voto.


Agora, como voluntária e doadora, recebo diariamente mensagens da campanha do senador Barack Obama. A internet é um veículo de muita força e muito usado em campanhas políticas nos Estados Unidos. Um tanto diferente da realidade brasileira.


Mas a notícia do dia na campanha do candidato do partido democrata é a recusa em receber financiamento público. Barack Obama anunciou que abriria mão de US$ 84 milhões. O senador disse que o sistema de financiamento público de campanhas, criado em 1976 após o escândalo de Watergate, está falido e que os seus adversários são os que mais se aproveitam desse sistema.

A campanha do senador tem arrecadado milhões de dólares de pequenos doadores, como eu. E, segundo o e-mail da organização da campanha, continuarão a concentrar esforços com a certeza de conseguir arrecadar além da verba pública. Bem, eu já fiz a minha doação!

Comments (0)