Pontes

3

Antes de mudar para os Estados Unidos tive várias conversas com amigos, clientes, chefes, familiares. Ainda lembro de cada uma delas, mas uma em particular me cutuca o tempo todo. A da ponte.

Mesmo mudando de mala e cuia para o Arizona para me casar, eu deveria, a todo custo, manter a conexão com as pessoas do meu país, com o meu universo profissional, a minha rede de contatos.

E assim eu tenho feito. Busco a todo instante me manter conectada ao Brasil. De uma forma ou de outra, naturalmente e sem esforço. Não tomo a iniciativa visando qualquer outra coisa que não o meu mais profundo prazer em manter as raízes. Sou brasileira e me sinto honrada de ter nascido e vivido naquele país. É o que faz de mim quem eu sou. É o que eu sou, brasileira!

Daí, hoje, quando eu pedia demissão de um trabalho que não me interessa mais, o chefe, americano, aborrecido provavelmente, diz que o motivo pelo qual eu não me sentia satisfeita ou identificada com o trabalho era porque eu não havia abandonado o meu país e as minhas paixões.

Oras, será mesmo preciso abandonar o Brasil e os meus interesses para trabalhar nos Estados Unidos? Me recuso a acreditar que sim. Aliás, comentário medíocre do meu ex-chefe. Eu simplesmente não suportava mais trabalhar com ele e ponto! Além disso, tenho outro emprego!

O que muitos americanos ainda precisam aprender é que não importa se moramos nos Estados Unidos, cada um de nós, imigrantes, carregamos conosco o nosso país, a nossa cultura e as nossas paixões. E essa bagagem deve ser vista como algo extremamente valioso. Os inteligentes assim percebem. É o que alguns chamam de globalização.

Comments (3)

Olá Paula,

Tem toda a razão e esse é um dos estigmas a que, de uma forma geral, estão normalmente sujeitos os imigrantes. Como se um imigrante não tivesse o direito de não estar satisfeito com o trabalho que tem no país onde escolheu viver, e que se o imigrante não tivesse direito a manter-se ligado às suas raízes. Na verdade, o último parágrafo do seu texto é uma brilhante síntese da essência da globalização, como, aliás, a Paula indica, a terminar. Mas muita gente, pelo mundo fora, não entende sequer o que é a globalização; pensa até o contrário, que isso é adoptar uma cultura única à escala mundial. Ainda bem que não é.

Alexandre Correia

PS - Nunca fui imigrante, nunca calhou ser, mas viajo tanto que às vezes me sinto um; o suficiente para compreender o que às vezes sentem os imigrantes. E para respeitá-los ainda mais.

Alexandre, muito obrigada pelos seus comentários, visitas ao blog. Cada vez mais me apaixono por esse mundo da internet que nos conecta! É a segunda vez que moro nos Estados Unidos. Mas confesso que essa condição crítica de imigrante só vem agora, 20 anos depois! Tenho lido você e apreciado o seu trabalho! Nos falamos...

concordo plenamente que não é preciso ignorar quem somos pra morar e trabalhar onde quer que escolhamos!!!
Esse americano, como muitas outras pessoas no mundo, tem a cabeça pequena... Isso sim!