O cúmulo da confiança

3

A cidade tem um metrô. É novo. Foi inaugurado no finalzinho de dezembro do ano passado. Eu nem tinha aproveitado ele ainda. O sistema é integrado e realmente funciona bem.

Tem sido perfeito para mim e milhares de pessoas que vão para o centro da cidade. A gente sai de casa de carro, mas o estaciona em um estacionamento gratuito em frente a estação mais próxima, a uns 10 minutos.

Tem gente que vai de bicicleta e a carrega no metrô. Nos trens há lugar pra tudo. Cadeiras de rodas, patinetes e bicicletas também tem seu lugar garantido. O metrô é de superfície. A vantagem é poder ver a cidade enquanto se vai de um lado a outro.

O mais interessante, entretanto, é a forma da cobrança. Não há. As estações são totalmente abertas e ao lado existem as máquinas, como aquelas de sacar dinheiro, onde se compra o passe do metrô. As opções de comprar um passe para o dia todo ou só de ida ou de ida e volta estão logo a vista. É fácil comprar o passe e você pode usar o seu cartão de débito ou crédito, se estiver sem dinheiro em mãos.

Depois de comprar o passe, você pode guardá-lo na bolsa, no bolso da calça, na meia, no boné e onde bem entender. É o cúmulo da confiança! Ninguém pede para ver o passe, não há onde colocar o passe para entrar no trem. E daí fiquei com aquela impressão ... de que alguém poderia ir e vir no metrô o dia todo de graça! Será?

Comments (3)

Paula, a Lei de Murphy é implacável! No dia em que alguém tentar andar de graça no metrô, pode ter certeza de que vão aparecer dois fiscais de 3m x 2m cada e pedir uma gorda multa... :-P

Mari, essas coisas da vida....agora a pouco, assistindo o noticiário local, vi uma reportagem que mostrou policiais dando incertas no metrô pra checar se as pessoas tinham seus passes!!!

kkkk.... cara, que coisa de louco! não cobrar o passe!!!
eles devem ter câmeras pra vigiar... ahhahahahahah!

beijos, mae!