Manda Bala - With a bullet - Send a bullet

1

Filme, documentário - Ano 2007 - Diretor: Jason Kohn

Apresentado no Sundance Film Festival em 2007. Pra mim, até então desconhecido, foi uma surpresa assistir Manda Bala no Sundance Channel.

Entre entrevistas com o ex-procurador geral da república, Cláudio Fonteles, com o deputado federal Jader Barbalho (PMDB/PA), policiais, cirurgiões plásticos e sequestrados, o diretor apresenta um retrato da sociedade brasileira, o que inclui o caso de corrupção da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) e a indústria de sequestros em São Paulo.

São imagens de violência e corrupção, da vida do pobre e do rico, onde uns usam helicópteros e carros blindados e um sequestrador se diz ser nada mais que um político qualquer.

Comments (1)

"Quando o rico rouba do pobre... o pobre rouba do rico"

É um documentário que foi vedada a reprodução no Brasil, embora fale do País, Vencedor do Festival de Sundance.
O que mais agradou na obra, (afinal é assim que devo chama-la, pois a fotografia e a trilha sonora são dignas de tal elogio) foi sem dúvidas a maneira como foi abordada a questão da violência no Brasil mostrando aonde começa (Em Brasília) e como termina (Na periferia), ou seja um olhar a criminalidade de forma holística.
Afinal O Povo é o retrato daqueles que estão no poder. Não é mera conhecidência o Nosso "Querido" Presidente da República não ter nem o segundo grau e no Brasil ter 16 milhões de analfabetos.