O governador que não cai

0

Está insustentável a situação do governador de Illinois. A pressão para que ele renuncie ou pelo menos se afaste durante as investigações, não pára. Obama já pediu a sua renúncia, um movimento para o seu impeachment está sendo formado e, agora, a advogada-geral do estado, Lisa Madigan, deu entrada em uma moção que pede à Justiça que tire de Rod Blagojevich os seus poderes de governador.

É a primeira vez que uma ação como essa é desencadeada no estado. No pedido, a advogada-geral afirma que a natureza perversa e seriedade das acusações contra o governador, impedem que ele tome decisões em nome do estado. Madigan justifica a ação declarando que o governador está incapacitado de diferenciar seus interesses financeiros pessoais dos das obrigações oficiais e, entre o que é legal e ilegal. O que o torna incapaz de continuar no exercício do seu mandato como governador de Illinois, segundo a moção.

O caso tem recebido cobertura exaustiva na imprensa americana. O escândalo choca até mesmo os mais mafiosos, de acordo com alguns jornais. O governador Rod Blagojevich está sendo acusado de colocar a venda o assento deixado por Barack Obama no Senado. Além de uma série de outras acusações, inclusive de ameaçar o jornal Chicago Tribune e pedir a demissão de alguns editores do veículo.

Aqui nos Estados Unidos percebo que fazem questão de manter a máxima de que "é inocente até que se prove culpado". Assim, mesmo que as evidências até agora apresentadas pelo FBI e as gravações de conversas do governador mostrem as suas ações criminosas, muito cuidado está sendo tomado para que não o declarem culpado antes do tempo.

Comments (0)