Governador de Illinois preso por corrupção

2

Foi preso nesta terça-feira aqui nos Estados Unidos, o democrata Rod Blagojevich, 51 anos, Governador do estado de Illinois. Ele está sendo acusado de colocar à venda a sua nomeação para a vaga deixada pelo Presidente eleito, Barack Obama, no Senado. No estado, cabe ao governador nomear o novo senador quando este assume vaga no executivo no meio do seu mandato.

Blagojevich, que é de Chicago, estava sendo monitorado pelo FBI desde o mês passado. A partir de escutas autorizadas pela justiça, foi possível ter acesso a conversas do governador discutindo pagamentos a ele e a sua esposa por intermédio de uma organização sem fins lucrativos. Além disso, segundo o FBI, o governador teria acertado um salário de US$ 150 mil ao ano para sua esposa como diretora em uma das comissões do estado.

Resta aguardar para saber como a prisão de Blagojevich poderá ou não espirrar em Barack Obama. Uma vez que o tesoureiro da campanha do governador, Tony Rezko, também arrecadou fundos para a campanha de Obama. Rezko já foi condenado por fraude e aguarda sentença.

Parece que a história se repete no estado de Illinois. O governador republicano, George Ryan, que antecedeu Blagojevich, também foi preso, condenado e cumpre pena por corrupção.

Comments (2)

Que lindo! Político aí é preso quando faz coisa errada? Quem dera se acontecesse isso aqui...

Isso serve de consolo para todos. País desenvolvido também faz das suas....