Jaywalking

1

Faixa de pedestre a gente conhece, em Brasília, de onde eu sou, é até bem respeitada e ai do motorista que não parar quando alguém estiver atravessando a rua. Mas e quando o pedestre atravessa na faixa, em frente ao sinal de trânsito e com o sinal de pedestres vermelho?

Bem, se tiver um policial por perto, do lado de cá você pode pagar multa de US$ 135.00 por um simples "jaywalking", como é chamado.

Tomei um susto quando um policial veio atrás da minha cunhada logo após ela ter corrido para atravessar a rua. O sinal para pedestres estava fechado, mas como o de carros ainda não estava aberto, ela correu assim mesmo para atravessar a rua. Eu gritei para ela esperar, mas corri atrás.

O policial fez um discurso daqueles. A gente não sabia onde enfiar a cara. Em lugares como Nova Iorque, apesar de proibido, como aqui, o pedestre atravessa a rua onde quer e quando dá. Na Califórnia não é diferente. Mas, ainda que a lei seja em todo o país, em cada município ela é aplicada de maneira e com multas diferentes. Em alguns casos o pedestre pode até ser preso.

A palavra é composta, "jay" e "walk". "Jay" se refere a uma pessoa boba e do interior, meio caipira, aquele ou aquela que não conhece bem a cidade grande. O "walk" é o verbo andar. E a tonta aqui quase pagou uma multa por ser "Maria vai com as outras".

Comments (1)

Paula,
Por aqui tentaram aplicar a mesma Lei, e para falar a verdade, não sei se já entrou em vigor.
O fato é que na prática, os nossos guardas de trânsito iriam ficar loucos, correndo em todas as direções para multar a grande maioria dos pedestres, principalmente nas cidades como SP e RJ.