Começou a votação

3

A 35 dias do dia da eleição geral americana, já começou a votação. As leis eleitorais são diferentes, mas alguns estados já começaram a votar hoje. É o caso do estado de Ohio.

Aqui no Arizona será possível votar a partir de quinta-feira, dia 2 de outubro, 33 dias antes do dia 4 de novembro. Mas para presidente só 26 dias antes da eleição. E tanto pode ser pessoalmente ou por correio.

É o chamado "early voting". Os eleitores registrados, que por algum motivo não poderão ir às urnas no dia da eleição podem votar antes. A idéia é também ter um número maior de eleitores e evitar as filas gigantes em dia de eleição. Em alguns estados só se permite esse tipo de votação com motivo justificado que se enquadre nas leis, em outros não, qualquer cidadão pode votar antes. Em alguns casos só pessoalmente, em outros é permitido via correio também, como aqui no Arizona.

Embora muitos estados permitam a votação antecipada, em 16 outros não é possível votar mais cedo. E, no estado do Oregon, por exemplo, toda a votação é feita por correio. As cédulas são enviadas aos eleitores três semanas antes do dia da eleição.

Achei isso sensacional. Devemos sugerir a modalidade aos juízes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Austrália e Nova Zelândia também existe o "early voting".

Comments (3)

...embora envolvidos nesta crise
financeira sem limites, mesmo assim
saem na vanguarda quanto a facilitar a vida de seu povo na hora de votar...

falando em votar,
será que se a política não fosse
remunerada, existiriam tantos
candidatos a salvadores da pátria assim?


taí um assunto para um post...rss

beijos, linda!

No Brasil isso nunca poderia acontecer porque as pessoas iam dar um jeito de mudar o resultado das eleições, pois não teria muita segurança. É foda...
=)
beijos

- Vivian, boa idéia, vou tentar elaborar. beijoca

- Profeta, beijos mágicos pro cê também!

- Bel, é impressionante como isso funciona bem por aqui, viu?!! bjs