Censo

0

Somos aproximadamente 1 milhão de estrangeiros vivendo aqui no Arizona. O oitavo estado americano em número de imigrantes. Califórnia e Nova Iorque estão em primeiro e segundo lugar, respectivamente. No total, estima-se que 38 milhões de estrangeiros vivem nos Estados Unidos.

Os dados do censo, divulgados ontem, são referentes a 2007 e mostram que em várias cidades americanas houve um declínio na entrada de imigrantes, o que não foi o caso de Phoenix, capital do Arizona, onde o aumento foi de 6,7%.

Imigração é assunto sério aqui no Arizona. Li a reportagem em vários jornais locais e assisti nos noticiários. O problema é que, além de desinformar o leitor, e exatamente por conta disso, acirra ainda mais o debate sobre o tema.

É que nas reportagens e noticiários o número de ilegais no Arizona, que chega a 530 mil, é diretamente associado ao número de estrangeiros que não se naturalizou americano. Ora, uma coisa é a quantidade de imigrantes ilegais, outra coisa é a de imigrantes que tem permissão para viver aqui e não necessariamente querem ou precisam se tornar cidadãos americanos. O que é o meu caso, por exemplo.

Comments (0)